sexta-feira, 2 de março de 2018

O que eu acho sobre teorias da conspiração de filmes e de series?

Aviso: não irei mencionar nenhuma teoria da conspiração conhecida sobre filmes e/ou series neste post. Exceto a Teoria da Pixar, mas vão perceber porquê.



É verdade que ao ver uma mesma história (quer seja um livro, um filme, uma serie ou um videojogo), 2 pessoas tenham reações completamente diferentes, indo do que a história mostrou mesmo até ao disparate completo.

Em relação a esta ultima, desde o surgimento da internet, muitos youtubers, bloggers, etc… têm ao todo criado diversas teorias disparatadas sobre algum filme ou serie que viram.


Imaginem que vocês são cineastas/showrunners e querem fazer um filme ou uma serie, e querem, por exemplo, criar um easter-egg, uma piada (absurda ou não) ou cometes um erro técnico, para ouvires ou leres na internet, teorias do filme ou da serie que criaste que fala sobre:


  1. Ligações entre filmes nada relacionados só por causa das parecenças entre 2 actores, um actor ser familiar do outro, ou easter eggs;
  2. Futuros apocalípticos ou uma verdade sinistra sobre um personagem (cómico ou não), por causa de uma falha técnica ou uma piada/cena absurda num filme.

A verdade é que eu não gosto de teorias da conspiração. Eu consigo suportar parodias, diferenças entre uma história e a sua adaptação, mas teorias da conspiração, não. Porque elas estragam a história “mastigada” que o criador do filme e/ou da serie mostrou ao espectador. Mas sim, sei que é o ganha-pão das pessoas que o criam (Não devem ter empregos, para terem muito tempo livre nisso).

No entanto existem 2 falhas em relação ao criar uma teoria disparatada:


  1. Muitas dessas teorias não fazem sentido, porque o criador da teoria não prestou atenção ao filme/a serie em si, talvez pela ansiedade em fazer já a teoria.
  2. Vários dos criadores dessas teorias insistem em dizer que é verdade, indo tão longe dizendo que o criador da história não percebe nada do que criou, mesmo que o criador da história tenha ouvido ou lido essa teoria e negando-a completamente. Essas pessoas esquecem-se que o que estão a fazer são exercícios de imaginação, por mais disparatados que sejam, não é para ser levado a serio. Jon Negroni, criador da famosa Teoria da Pixar, sabe também disso, porque no seu site, ele avisou o seguinte antes de começar aquela que é a mais famosa teoria disparatada na internet: “O objectivo desta teoria é se divertirem e exercitarem a vossa imaginação ao mesmo tempo em que encontram conexões interessantes entre estes filmes fantásticos. O truque é não levar isto muito a sério demais.”


Eu dava 2 dicas aos criadores dessas teorias:

  1. Vejam melhor a história, antes de pensarem já em criarem as vossas teorias disparatadas.
  2. Se o criador da história negou a vossa teoria dizendo que é falsa, aceitam a resposta dele. Se ele criou a história, é porque sabe. O que vocês criam é um exercício de imaginação, não é a verdadeira história.


No meu caso, eu prefiro aceitar a história pela maneira “mastigada” como foi escrita.  Se forem histórias com final confuso ou que o criador (exemplo mais conhecido: Quentin Tarantino) quer que nós, os espectadores, criemos uma teoria do que vimos, por mais disparatada que seja, aí posso aceitar.

Só para terminar: Em relação sobre a Teoria da Pixar, ela é capaz de ser a única teoria da conspiração que eu consigo suportar, talvez pelo aviso de Negroni. Negroni nunca disse nada contra o que pessoas como o pessoal da Pixar ou o youtuber Bobsheaux no vídeo “A Teoria da Pixar Desacreditada” disseram, por causa do aviso que ele pós na teoria.

Sem comentários :