sábado, 10 de fevereiro de 2018

Os Pecados Errados de “Tudo Errado com O Rei Leão em 13 Minutos ou Menos”

Nota: Irei fazer o mesmo sobre o vídeo do filme “Shrek” (2001) que postei, em breve.

Eu vou explicar o que estou a fazer:

Como se lembram, há uns meses publiquei o vídeo do canal de humor americano “Cinemasins” sobre os pecados de “O Rei Leão”. E um mês depois adicionei um pedido de desculpas aos fás “puristas” do filme da Disney que se devem ter arrependido de terem visto o vídeo ou não quiseram ver só de ler o nome, explicando as razões porque postei o vídeo.

Mas depois de rever o vídeo do canal Filmento sobre os Prós e Contras do CinemaSins (Cliquem aqui para lembrarem-se), e ter visto um vídeo do canal Bobvids que explica a estupidez do canal (o video demora 35 minutos e 41 segundos, só para avisar) e ter conhecido a serie de vídeos que este ultimo faz que mostra porque vários dos pecados desses filmes estão errados, eu achei que devia fazer o mesmo com os vídeos que postei no blog. (Isso não muda a minha opinião em relação ao “O Rei Leão”, 1994, depois de ter visto o vídeo, porque alguns dos pecados no vídeo estão certos.)

O problema do CinemaSins é o seguinte, só para lembrar:

Eu, assim como outros que conhecem o canal e não tem problema com parodias de filmes bons, sei que eles fazem a serie de vídeos “Everything Wrong With” só para divertir.

O problema é que o visitante vê os vídeos e pode ter uma informação errada sobre os filmes analisados, quando na verdade, vários dos pecados dos vídeos são o resultado de preguiça dos criadores do canal em procurar mais informação sobre os bastidores dos filmes e algo relacionado, e não terem prestado mais atenção aos filmes em si, etc…

Não há problema em fazer parodias sobre filmes bons, se a parodia apontar só falhas que os fás dos filmes bons sabem (porque não existe tal coisa de “filme perfeito”), como, por exemplo, o canal ScreenJunkies faz na serie de vídeos “Honest Trailers”.

Por isso cuidado com Spoilers do vídeo (não só no vídeo aqui em baixo, mas na lista de pecados que eu digo os que estão errados, que estão por debaixo do vídeo):



Aqui vai:

Nº 1 - Errado. Quando vamos ver filmes da Pixar com o logo da Disney criado em 2006, não ficamos aborrecido porque não demora tanto tempo. O logo só dura 33 segundos, então porque dizes que é pecado?

Nº -2 – Certo. Porque não é pecado, como disseste.

Nº -1 – Certo.

Nº 0 – Errado. Claro que é um ritual que tem de ser feito por alguma coisa. O Rafiki é suposto ser um xamá do reino animal. Afinal as Terras do Reino não é uma versão animal de um reino humano?

Nº 1 – Certo.

Nº 2 – Errado. É apenas uma metáfora do reino animal, como “Estás cheio como um ovo”.

Nº 3 – Certo.

Nº 4 – Errado. Claro que é algo que acontece sempre que se encontram. O Mufasa já está habituado á falta de respeito do Scar para os outros. Sobre o Zazu aparecer por ele próprio, possivelmente o Scar já o tinha comido.

Nº 5 – Errado. É claro que o Scar vai fazer umas m***as á “Hamlet” nos próximos tempos (não é dias). Afinal este filme não é uma releitura de uma das peças icónicas de William Shakespeare?

Nº 6 – Errado. Qual é o mal da trope “Ilusão de Actor”?

Nº 7 – Certo.

Nº 8 – Certo.

Nº 9 – Errado. Se é para ser a verdadeira África, qual é o problema?

Nº 10 – Certo.

Nº 11 – Certo.

Nº 12 – Errado. Na verdade, é 1 ano.

Nº 13 – Errado. 1 º, é apenas uma pergunta normal de uma criança. Nunca perguntaste a um adulto, quando eras miúdo, se quando ele for grande, o que vai ser? 2 º, É a maneira distorcida de como o Scar vê a si próprio: o irmão mais novo do rei (ou futuro rei) que nunca vai ser escolhido como rei pela maneira exemplar e decente. 3 º, a ideia é essa: o Scar não quer saber da família para nada, senão porque é que ele iria matar o irmão e trair o resto da família se não fosse por poder. 4 º, Se ele tivesse morto o Mufasa antes do Simba nascer, nós não tínhamos história.

Nº 14 – Certo.

Nº 15 – Errado. O Zazu disse que eles iam ser namorados para mais tarde serem noivos, não disse que iam fazer agora… bem vocês sabem.

Nº 16 – Errado. Todas os personagens da Disney têm escolhas. Quer dizer, o Quasimodo (“O Corcunda de Notre Dame”, 1996) saiu da catedral de Notre Dame porque não tinha escolha? O Mogli (“O Livro da Selva”, 1967) seguiu a Shanti para a Aldeia dos Homens porque não tinha escolha? A Bela (“A Bela e O Monstro”, 1991) ofereceu-se para ser prisioneira do Monstro no lugar do pai, porque não tinha escolha? Eu podia dizer mais, mas vocês percebem a ideia.

Nº 17 – Certo.

Nº 18 – Certo.

Nº 19 – Errado. A ideia dos animadores nessa cena é suposto ser essa.

Nº 20 – Errado. Claro que ele tinha de sobreviver. É um dos apoios cómicos do filme. Achas que alguém ia gosta de ver um personagem cómico de um filme para toda a família morrendo? (No caso do Ray (“A Princesa e o Sapo”, 2009), ele tinha que morrer para se transformar numa estrela e ficar ao lado da sua amada Evangeline).

Nº 21 – Certo.

Nº 22 – Certo.

Nº 23 – Certo.

Nº 24 – Errado. Queres que eu repita o que disse porque é que o pecado nº 20 está errado?

Nº 25 – Errado. É suposto as hienas serem distraídas, por isso é que deixaram escapar os filhotes. Além disso, foi ao melhorar a piada sobre comer os filhotes que o Simba, a Nala e o Zazu fugiram enquanto elas estavam distraídas.

Nº 26 – Errado. Claro que ele tinha de se preocupar. Só porque o Simba não gosta quando o Zazu está a ser chato não quer dizer que ele o odeia.

Nº 27 – Certo.

Nº 28 – Certo.

Nº 29 – Errado. Ele sabia porque o Zazu veio ter com ele para lhe dizer que as crianças estavam em perigo. Além disso, o Mufasa sabia em que ponto do cemitério dos elefantes estavam porque o Zazu é um pássaro voador, ou seja, ele podia voar até ao céu para saber onde é que as crianças se estavam a dirigir.

Nº 30 – Errado. O Banzai pergunta ao Scar, mais tarde, antes da canção “Preparai-vos”: “O que podíamos fazer? Matar o Mufasa?”, e o Scar responde, com um sorriso maléfico: “Precisamente”.

Nº 31 – Errado. A ideia é essa. Roger Allers e Rob Minkoff, os realizadores do filme, e Don Hahn, o produtor, disseram no comentário áudio da versão Laserdisc que esse plano simboliza de que é que este filme se trata: Um dia, nós vamos ser como os nossos pais.

Nº 32 – Errado. Quando o nosso encarregado de educação (pais, tios, avós, etc …) nos reprendia em criança, claro que ele tem que repetir o que fizemos de mal. É chato, mas tem que ser assim. Algo me diz que os teus pais deviam ser diferentes dos meus.

Nº 33 – Certo.

Nº 34 – Errado. A ideia é essa: Por ser um filme de animação, a natureza tem que fazer algo para seguir o ritmo da canção do Scar.

Nº 35 – Certo.

Nº 36 – Errado. A ideia da canção “Preparai-vos” é essa: O Scar está a planear o próximo plano para matar o Mufasa e o Simba.

Nº 37 – Certo.

Nº 38 – Certo.

Nº 39 – Errado. A ideia é essa.

Nº 40 – Errado. Os leões adultos quando pegam num filhote pela boca para levar para qualquer sitio, são cuidadosos para não os magoar com os dentes.

Nº 35 – Certo. Porque não é pecado como disseste (Quem não se lembra dessa cena?).

Nº 36 – Errado. A ideia é essa: O Scar atirar de propósito o irmão para mata-lo, sem que o Simba veja.

Nº 37 – Errado. A ideia é essa: O Simba pensar que o barulho dos passos é o pai, quando na verdade é o ultimo dos gnus.

Nº 38 – Certo.

Nº 39 – Errado. Tu tens razão no que disseste, mas se o Scar matasse o Simba em vez de expulsa-lo injustamente das Terras do Reino, de repente, isto já deixava de ser um filme para todas as idades, certo?

Nº 40 – Errado. Queres que eu repita o que disse porque o pecado anterior está errado? Além disso, possivelmente, o Scar queria dar uma nova oportunidade ás hienas após a “burrice” que elas fizeram no cemitério dos elefantes.

Nº 41 – Certo.

Nº 42 – Errado. A ideia é essa: O Simba sobreviver á queda.

Nº 43 – Certo.

Nº 44 – Certo.

Nº 45 – Errado. Os roteiristas tinham que arranjar uma maneira de apresentar o Timon e o Pumba e salvarem o Simba, certo?

Nº 46 – Errado. Eles adoram assustar abutres, está bem?

Nº 47 – Errado. O Simba, na altura, não disse porque foi banido, mas eles também não queriam saber. Mas mesmo se ele lhes dissesse, eles não cantavam este verso, porque o Simba dizia-lhes que foi um acidente.

Nº 48 – Certo.

Nº 49 – Errado. Tens razão no que disseste sobre piadas de peidos serem preguiçosas, mas isso não aplica as características de uma personagem. Também gostavas de ver o Shrek sem os seus lendários peidos?

Nº 50 – Errado. Qual é o mal?

Nº 51 – Errado. “Peidos” é uma palavra forte para se dizer num filme para toda a família. Pode-se mostrar e ouvir, mas dizer o nome, nem pensar.

Nº 52 – Errado. Se ele tivesse morto uma família de 4, ele estava com sentimentos de culpa, como o Simba estava quando os conheceu.

Nº 53 – Certo.

Nº 54 – Errado. A ideia é essa. Quando vemos uma história a saltar desde que o protagonista era novo para mais velho, a ideia é mostrar os pontos importantes para a narrativa. Tu queres ver um filme que demore, sei lá, 10 anos só para mostrar pontos desnecessários da narrativa? Isso seria tortura. O limite máximo de um filme é 4 horas.

Nº 55 – Certo.

Nº 56 – Certo.

Nº 57 – Errado. Para quem gosta dessa musica (ou pelo menos não tem problemas ao ouvi-la) não é irritante.

Nº 58 – Errado. Piadas de arrotos aplica-se ao definir uma personagem. Também gostavas de ver o Shrek sem os seus arrotos lendários?

Nº 59 – Errado. Se isso tivesse acontecido, eles já tinham dito e isso não era um pecado, na mesma.

Nº 60 – Errado. Tu é que pareces ter uma mente porca, por teres inventado esse pecado.

Nº 61 – Errado. O Rafiki é um xamã. Tenho que repetir a razão porque o pecado nº 0 está errado?

Nº 62 – Errado. Se um filme usa referencias á cultura pop de maneira não-orgânica, aí estavas certo.

Nº 63 – Errado. A ideia é essa. Tu querias que o Scar continuasse a ser um tirano se a Nala não tivesse entrado na selva onde o Simba vivia, por coincidencia?

Nº 64 – Errado. Repetir o que disse do nº 20?

Nº 65 – Errado. É verdade, mas não sabes se ele, na altura em que vivia uma vida de “Hakuna Matata”, salvou os amigos de serem comidos por algum predador, porque isso não era importante para a história.

Nº 66 – Errado. Já ouviste a famosa expressão “O amigo do teu amigo é também teu amigo”?

Nº 67 – Errado. A ideia é essa.

Nº 68 – Errado. Esta “canção antiquada” ganhou um Óscar de Melhor Canção Original em 1995. E é umas das melhores canções românticas da Disney.

Nº 69 – Certo.

Nº 70 – Errado. O Simba é o verdadeiro rei, é ele que tem de resolver o problema com as Terras do Reino, não a amiga, agora namorada, que na altura, era apenas um membro da nobreza das Terras do Reino.

Nº 71 – Errado. Meu Deus… tirem-me deste filme.

Nº 72 – Errado. A ideia não é metafórica, é mais religiosa.

Nº 73 – Errado. É uma trope.

Nº 74 -  Errado. Todo o fá da Disney sabe que o Simba se torna um personagem mais desenvolvido quando encontra o fantasma do pai. Até os roteiristas e os realizadores do filme sabem disso, porque no roteiro original do filme (que nunca entrou na fase dos storyboards), o Simba apenas ouvia os conselhos do Rafiki e depois voltava ás Terras do Reino, mas eles perceberam que ele tinha de reencontrar o pai, agora um espírito. Afinal, o Mufasa tinha dito ao Simba, quando estava a falar sobre as estrelas, que, um dia, ele iria guiar o filho, e isso ia ser importante para esta cena. Portanto, estás sozinho aqui.

Nº 75 – Errado. É verdade o que dizes, mas imagina se o Simba tivesse voltado dias depois de ter sido expulso? O Scar matava-o muito facilmente porque ele ainda não era grande e forte para lutar contra um adversário do tamanho do tio.

Nº 76 – Errado. Às vezes, estrelas cadentes não é uma coisa importante para uma cena.

Nº 77 – Errado. Se o Scar não fosse um tirano, as Terras do Reino não estavam decadentes por causa dele e a Nala não tinha fugido para procurar ajuda, na qual encontrou o Simba. E o Simba não tinha razão para voltar e enfrentar o tio.

Nº 78 – Certo.

Nº 79 – Certo.

Nº 80 – Certo.

Nº 81 – Certo.

Nº 82 – Errado. Este tipo de batalhas em filmes tem sempre fogo envolvido.

Nº 83 – Errado. Repetir o que disse do nº 6?

Nº 84 – Certo.

Nº 85 – Errado. Repetir o que disse do nº 62?

Nº 86 – Errado. A ideia é essa. O Simba está irritado por saber que o tio lhe mentiu sobre a morte do pai e tudo antes. Por isso ele está a dar a sentença que o Scar lhe “deu” após este matar o pai.

Nº 87 – Errado. A ideia é essa. O Scar quer fazer tudo para poder ganhar em vez de aceitar que perdeu.

Nº 88 – Errado. Por acaso, se prestasses atenção ao filme, o Scar estava a ter uma maior vantagem na luta. O Simba aproveitou o momento em que o Scar ia atirar-se a ele, já que o Simba estava deitado de barriga para cima, para lhe dar um chuto na barriga e atira-lo para fora da Pedra do Reino.

Nº 89 – Errado. A ideia é essa. Os heróis ganharam e tem que haver uma força da natureza para apagar o fogo.

Nº 90 – Errado. Esqueceste-te que o que provocou a morte do Mufasa foi as hienas matarem um gnu sob as ordens do Scar no momento em que Simba ia dar o seu rugido mais alto, para o Simba pensar que foi ele que provocou a debandada com o rugido.

Nº 91 – Errado. A ideia é essa. O Simba agora é o verdadeiro rei. Por isso as Terras do Reino voltaram ao que era por ter agora um rei justo e bondoso.

Nº 92 – Errado. Não é bem casamento arranjado. Porque mesmo se o Zazu não tivesse dito sobre que eles iam se casar no futuro, o Simba e a Nala apaixonavam-se na mesma.


São 100 pecados falados no vídeo (omitindo os momentos que o vídeo diz que não são pecados).

No total:

33 estão certos.

67 estão errados.

Sem comentários :