quarta-feira, 26 de abril de 2017

Porque gosto e odeio o remake de “O Rei Leão”


(Nota: Eu sei que metade de vocês que queriam ver um remake do filme desde que começou a moda disto não vão concordar com o que vou dizer sobre isto. Não faz mal, eu respeito a vossa opinião, mesmo que seja o oposto da minha. Eu só quero que percebam o meu ponto de vista neste assunto, ok?)


Quando começou a moda dos remakes dos clássicos animados da Disney, metade de nós rezamos para que não fizessem um remake de “O Rei Leão” (1994) o filme mais perfeito da Disney. Mas infelizmente, as nossas preces não foram ouvidas. Porque no dia 28 de Setembro de 2016, Jon Favreau anunciou que iria fazer um remake de “O Rei Leão”. Ao principio fiquei irritado e agora estou na duvida, porque gosto da ideia mas ao mesmo tempo odeio-a. E hoje irei mostrar 3 razões porque gosto da ideia e, ao mesmo tempo, odeio-a.

1- Mas o filme já não é perfeito assim?

Sim, nós sabemos que ele é perfeito. Não havia razão para fazer um remake. O filme é importante para a história do cinema e da Disney em geral. No entanto, na altura em que foi anunciado, fiz um top 5 de coisas que quero ver no remake do filme, e uma das coisas que quero que ele faça é explicar a backstory do vilão Scar. Por isso se o remake explicar a backstory do Scar, talvez haja uma razão para eu ver o filme.

2- Mas o filme só tem animais. Como é que pode ser live-action?

Não, pessoal, não vai ser live-action. Jon Favreau disse numa entrevista que ele vai fazer em animação por computador foto-realista a imitar live-action (da mesma forma como fez os animais e os cenários de “O Livro da Selva”). Mesmo que ele diga que isso é live-action, engana-se. Vai ser uma nova versão animada, o que em si é (perdoem-me a expressão) burro, porque para isso já temos o filme original (Também, lembram-se daquela “equação” que fiz?). Mas quero saber como é o visual do remake.

3- E “O Livro da Selva 2”? Ele esqueceu-se?

(Não se preocupem, que não vou revelar spoilers da versão animada e do remake. Isso está nos links.)

Deixei este por ultimo porque é a coisa que mais me irrita no remake de ”O Rei Leão”. “O Livro da Selva” (1967) é o meu filme de animação preferido da Disney (“O Rei Leão” não é, mas reconheço o seu papel importante na história do cinema e da Disney em geral) e quando vi o remake, feito por Jon Favreau, eu percebi que o filme deixa claro que vai haver uma continuação que até anunciaram a sequela, que vai ser dirigida por Jon Favreau, um dia antes da estreia na América. Fiquei tão empolgado que, 1 mês depois, até fiz um top 5 (e 3 meses depois, fiz uma versão actualizada) de coisas que quero ver na sequela.

Quando Jon Favreau anunciou que iria fazer um remake de “O Rei Leão”, fiquei irritado a pensar “Quê, agora ele vai ficar focado no remake do Rei Leão que vai esquecer-se de fazer “O Livro da Selva 2”?”. Mas fiquei aliviado quando ele disse que os 2 filmes iriam ser gravados em simultâneo (como as sequelas de “Regresso ao Futuro”, 1985, e a trilogia de “O Senhor dos Anéis”, 2001-2003) e que “O Livro da Selva 2” iria em primeiro lugar. Mas quando foi anunciado um roteirista (Jeff Nathanson), actores (Até agora, Simba jovem adulto, Mufasa, Nala jovem adulta (segundo negociações), e agora, Timon e Pumba), inicio das filmagens (digo, animação) e mais novidades, não para “O Livro da Selva 2”, mas sim, para “O Rei Leão”, fiquei desconfiado. Só percebi que “O Rei Leão” iria em 1 º lugar quando foi anunciado a data de lançamento do filme que é no dia 19 de Julho de 2019. Para mim, quando anunciarem a data de lançamento, sinopse e actores para “O Livro da Selva 2”, aí mesmo irei ver o remake de “O Rei Leão”.


Estas são basicamente as razões que me levam a gostar e a odiar o remake de “O Rei Leão”. Qual é a vossa opinião? Adoram a ideia do remake? Odeiam-na? Estão divididos como eu? Não se esqueçam de comentar. Até à Próxima!

Sem comentários :